Select Menu

Slider

Actualidades

Angola

Musicas

economia

Economia

Racing

Videos

» » » Debates em torno de figuras históricas
«
Next
Mensagem mais recente
»
Previous
Mensagem antiga

21 de Abril, 2016
Fotografia: Rogério Tuti
O Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA promoveu, ontem, em Cabinda, um ciclo de debates com o tema “figuras históricas” em reconhecimento ao empenho e o contributo de muitos nacionalistas na libertação do país.
O primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, o Presidente José Eduardo dos Santos, o nacionalista Roque Ntchiendo e Spiel Tendel Maurício, os dois últimos nascidos em Cabinda, foram algumas das figuras enaltecidas nos debates, que tiveram como prelectores Santana André Pitra “Petrof”, o reitor da Universidade 11 de Novembro, João Fernando Manuel, e o secretário do Comité Provincial do MPLA para a Informação, Daniel Pemo.
Ao destacar a figura do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, João Fernando disse que foi um homem com qualidades raras, pois era um médico profundamente humano, incansável servidor do povo, homem de solidariedade internacional, fiel até aos últimos instantes da sua vida. Após a morte de Agostinho Neto, a 10 de Setembro de 1979, o Presidente José Eduardo dos Santos assumiu a chefia do Estado num contexto difícil marcado por insegurança interna, com a eclosão da guerra fratricida e com as tropas sul-africanas e do Zaire a invadirem o país, mas graças à pronta intervenção das e FAPLA e o apoio dos internacionalistas cubanos, foram rechaçadas.
De lá para cá, acrescentou o reitor João Manuel Fernando, o Presidente da República José Eduardo dos Santos revelou-se um homem reconciliador e pacificador. Os acordos de paz e de reconciliação nacional, assinados a 4 de Abril de 2002, sublinhou, demonstram a solidariedade, patriotismo e espírito humanista do estadista angolano. “O sentimento de unidade nacional e amor ao próximo são virtudes que sobressaem na atitude, comportamento e “modus vivendi” do Presidente José Eduardo dos Santos”, acrescentou.
Santana André Pitra “Petrof” descreveu o nacionalista Roque Ntchiendo, seu companheiro de guerrilha, como um homem que desde a sua juventude se dedicou à causa da luta de libertação nacional. A partir das bases militares do MPLA, no alto Maiombe, lembrou, Roque Ntchiendo servia de guia aos guerrilheiros do MPLA e era o tradutor do presidente António Agostinho Neto.
A sua participação activa na luta de libertação nacional, acrescentou, contribuiu para o alcance da independência nacional. Pitra Petrof aconselhou os jovens a valorizarem e preservarem a paz e a independência do país, criando boas iniciativas para o bem das futuras gerações.
Daniel Pemo, secretário para a Informação do Comité Provincial do MPLA, destacou a figura de Spiel Tendel Maurício, natural do Zenga, município de Cacongo, que em 1975 integrou as fileiras do MPLA a partir do Congo Kinshasa, organizando células deste movimento nas localidades do Muanda, Boma e Banana, regiões do Baixo Congo. A directora do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Fátima Viegas, informou que os debates se enquadram no programa “Educar para a cidadania e educação cívica e patriótica”.
redigido por alfes 

About AngolaON

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
Mensagem mais recente
»
Previous
Mensagem antiga

Sem comentários

Leave a Reply