Select Menu

Slider

Actualidades

Angola

Musicas

economia

Economia

Racing

Videos

» » » Armindo Francisco Kalupeteka: “Nós vivemos em baixo da mulembeira, ouvimos primeiro o cantar dos pássaros”
«
Next
This is the most recent post.
»
Previous
Mensagem antiga



É aqui. É identificado bailundo. Toda a gente conhece. Huambo e Bailundo o primeiro foi o Bailundo a Construir, todos os que leram a história, até no ensino superior, há o reino do Bailundo. Não vamos encontrar o rei do Huambo, não vamos encontrar o rei do Bié. Só encontramos o reino do Bailundo, a rainha Jinga, na Matamba, o rei do Kongo, rei dos kuanhamas, estes são reinos, estão na história…
E o Ndunduma, no Bié?
Não sei, nunca li na história, não encontrei. Eu li história… Sua majestade, então é o rei dos… Dos ovimbundo.
Desde o mar de Benguela até quase a Cameia no Moxico?
Moxico não. Benguela, uma parte do Lubango (Huíla) que falam umbundo, naquelas áreas de Caconda, Kaluquembe… e a província do Bié, e, claro, o Huambo. Esses tosos falam umbundo, é mesmo aqui. As pessoas podem inventar, sou o rei se chissãlã, sou o rei de Chingolo. Por exemplo assim o Bailundo são cinco reinos, isso é falso. Não existe. Uma língua, o umbundo, com cinco reis ?
Estão a vir de onde ? Não foram reconhecidos pela história, não têm história. Por isso eles andam com placas nas suas cabeças, está aqui escrito rei do Huambo (na parte frontal), nas costas rei do Huambo, porque ninguém conhece. Para o rei do Bailundo não é preciso isso tudo, porque os mais velhos já abriram as estradas, nelas encontramos buracos, alguns ramos, algumas pedras, nós só limpampos.
E Mutu ya Kevela?
ent2Foi o vice-rei do rei Kalandula, não foi rei.
Vossa majestade pode entronizar vice-reis nas outras províncias?
Não. Na linhagem dos ovimbundo podemos tirar um vice-rei.
Referia-me às outras províncias ovimbundo
Não. Há correspondentes apenas deste reino. Para o vice-rei não, nós já temos a própria linhagem aqui. Já conhecemos a linhagem, é ali onde podemos tirar o vice-rei.
Mas há sobas grandes no Bié e Benguela, por exemplo, que respondem ao rei do Bailundo?
Certamente, e quando houver julgamentos que eles não conseguem transferem para qui, eu resolvo. A economia do reino do <Bailundo assenta em quê? Na agricultura, desde há muito tempo. Os antepassados dedicavam-se a agricultura, à caça e a pesca. Até o rei Ekuilui II intensificou a agricultura, porque era com os produtos agrícolas que ele conseguia comprar as armas, para que o colono não penetrasse aqui nesta região.
Como é que o rei do Bailundo olha para a plebe, o povo, os que não têm linhagem?
Se formos a ver, todos nós pertencemos a linhagem, a cadeira é que é uma única, só pode sentar uma pessoa. É a pele da cabra do mato, só dorme uma pessoa, para duas não serve. Porque digo isso? Digo isso porque o rei Ekuikui II teve 60 mulheres, com 60 mulheres, todos nós somos da linhagem, mas lá só entra quem pode.
Tememos que tenhamos cometido algum erro e pedimos já desculpas, porque chegamos e não sabemos como nos devemos dirigir e cumprimentar o rei, há algum ritual, algum gesto obrigatório perante o rei?
É mesmo daquela forma. Aquando da visita à ombala é que é preciso requisitos, porque ali vais encontrar a corte e é a corte que te levar aos locais que vais observar. É a corte que vai te levar até ao monte Halavala, porque aí é o local…
Não é preciso fazer uma vénia, bater palmas, baixar a cabeça?
É preciso. E nós não nos estamos a esquecer, mas também é preciso convertermo-nos àquilo que é a actualidade, porque dantes o rei não saía à toa, só uma vez por ano…
Nem qualquer pessoa poderia chegar perante o rei…
Não. É só o soba Kassoma que pode visitar o rei. Mesmo que o rei estiver gravemente doente nem todas as pessoas o visitam, é só o soba Kassoma. É o mais próximo do rei. Mas nós já não conseguimos isso, porque o rei, ao sair, tem de ser tipoiado, mas nós ainda somos estudantes, se metermos isso na prática… nós queremos conhecer o direito positivo para compararmos com o direito costumeiro.
Tem consigo uma bengala ou septro…
É o poder. Este é o poder. Isto aqui é leão (e mostrou outras cabeças de leão esculpidas no trono), isto aqui está atento a quem vai mexer no rei…
Não é qualquer pessoa que pode tocar nesta cadeira?
Não.
E a bengala tem poderes?
Tem poderes sem limites, eu entro em qualquer sítio, os meus poderes não têm limites
Como é o seu convívio com os colegas na faculdade?
Normal, discreto, há quem passe, entre professores e estudantes, cinco meses sem saber que o rei está aí. Quando fiz o primeiro ano da faculdade houve professores que nem me conheceram.
Como se prepara o próximo rei?
Não sou eu que preparo, é a corte, porque eu posso preparar uma pessoa falsa.
Não tem de ser necessariamente o filho?
O filho não, porque às vezes a senhora é que nos fala que o filho é nosso, mas nós não sabemos se é mesmo nosso. Por isso um príncipe, o filho, não pode substituir o rei, só o sobrinho ou o neto. Porque vimos a nossa irmã grávida, a ter o bebé…
É sobrinho, mas tem de ser filho da irmã e não o irmão?
Da irmã, este é perfeito.
Peço perdão se a pergunta parecer invasiva, é permitido ao rei e aos sobas da corte ter mais do que uma mulher?
Sim, é permitido,
E tem de assumir e legalizar todas?
Sim, todas. Só que te twavanja k’ovava lo k’osema, porque às vezes não conseguimos sustentá-las, ndipwa tuyola po k’osema nda katchikwata ndipwa tuyola po k’ovava… pamwe tuyola ko po k’osema, ovava atito katchikualakuale, pamwe tuyola ko k’ovava lyatchiula. Porquê? Os nossos mais velhos tinham muitas senhoras porque não havia investimentos, não é como nós, eu também quero ter um filho doutor e para formar um filho é preciso investir, e o rei que o vencimento dele é só vinte mil, chega, tendo muitas senhoras? Os mais velhos tinham porque era o rei com o seu povo, toda a riqueza e tudo o que faziam era a agricultura e a caça.
Hoje ainda se paga tributo ao rei?


Não, ninguém.

About AngolaON

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
This is the most recent post.
»
Previous
Mensagem antiga

Sem comentários

Leave a Reply